MARKETING EXPERIMENTAL E REALITY SHOW: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A AÇÃO SURVIVAL BILLBOARD

Autores

Palavras-chave:

Videogame, Outdoor, Marketing Experimental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os elementos utilizados na ação Survival Billboard, elaborada com o propósito de promover o lançamento do jogo Rise of the Tomb Raider no Reino Unido. O marketing experimental aliado às atuais formas de interação social, como as mídias sociais e os aplicativos para dispositivos móveis, permite aos profissionais da área de comunicação explorarem novas possibilidades. A partir de um estudo qualitativo, que utilizou o método de  estudo de caso único foi possível compreender e interpretar a complexidade  das estratégias utilizadas para promover o jogo Rise of the Tomb Raider. Denominado como Survival Billboard, a proposta intercambiou meios tradicionais e digitais de divulgação, explorou efetivamente as emoções, tornando-se uma das ações de marketing mais populares e bem-sucedidas do mundo. 

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Biografia do Autor

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí

Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES (Université de Montréal/2012), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999). Experiência de mercado na área de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda. Atua na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) como Diretor da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade e como professor no PMPGIL (Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística). Atuou como coordenador e professor no Curso de Pós-Graduação em Marketing Criativo, e como coordenador dos Cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas. Sócio fundador e CEO na empresa Relty - Aplicativo de Turismo de Aventura e Ecoturismo.

Robson Freire, Univali

Mestre em Administração, pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pós-graduado em nível de Especialização em Gestão de Recursos Humanos, Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental e Social (GAS), Cultura Midiática e Linguagem e Redes de Comunicação, ambos da UNIVALI. Tem experiência empresarial na área de administração, pequenas e grandes empresas, marketing e publicidade e propaganda. Atualmente coordena o Curso de Especialização em Marketing Criativo da Universidade do Vale do Itajaí. Integra o Conselho de Administração Superior (CAS), o Colegiado de curso, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e participa como membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Publicidade e Propaganda, Fotografia, Design Gráfico, Design de Jogos e Entretenimento Digital da Univali. Atua também como organizador e formador do Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior. Foi pioneiro no Brasil a propor, desenvolver e lecionar a disciplina Felicidade em nível acadêmico, graduação e pós-graduação lato sensu. Também atua como professor de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Felicidade, Gestão de Pessoas, Relacionamento Interpessoal, Pesquisa de Mercado, Marketing, Administração Mercadológica, Gestão estratégica, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Metodologia de Pesquisa e pelos Trabalhos de Conclusão de Curso. É consultor de empresas, palestrante e possui capítulos de livros e artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comportamento do consumidor, merchandising, responsabilidade social corporativa, gestão de pessoas e felicidade.

Igor Noblat, Univali

Especialista em Marketing Criativo (Univali). Bacharel em Publicidade e Propaganda (Univali). Atua no mercado publicitário.

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Publicado

05-06-2023

Como Citar

Behling, H. P., Freire, R., & Noblat, I. (2023). MARKETING EXPERIMENTAL E REALITY SHOW: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A AÇÃO SURVIVAL BILLBOARD. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 17(1), 003–017. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/10279

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