UM OLHAR SOBRE O MARKETING DE UM ESPAÇO CULTURAL: CASO CIRCO DA DONA BILICA

Autores

  • Márcio Batista de Miranda UFSC
  • Fernanda Will Decisão
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC
  • Carlos Augusto Monguilhott Remor UFSC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n2p190-210

Palavras-chave:

Práticas de marketing. Marketing estratégico. Circo da Dona Bilica. Marketing cultural.

Resumo

Atualmente, o mercado cultural no Brasil, vem ainda que a passos curtos, buscando um lugar no mercado. A economia criativa a exemplo dos espaços culturais representa 2,6% do PIB brasileiro. Portanto, a adoção de estratégias para a conquista e a manutenção no mercado, se torna essencial para sobrevivência de muitas empresas hoje. A questão é como podem ser percebidas as práticas de marketing do Circo da Dona Bilica? O objetivo do trabalho é verificar como podem ser percebidas as práticas de marketing do Circo da Dona Bilica. O estabelecimento deste olhar aborda as estratégias e ações adotadas pelo Circo da Dona Bilica em seu processo de consolidação como um espaço cultural no mercado de Florianópolis. As dificuldades apresentadas de como fazer da cultura um produto de consumo também são discutidos. A pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando o método dedutivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e estudo de caso. A análise do espaço e das práticas permitiu observar o Circo da Dona Bilica, como um espaço cultural que considera as estratégias como passo fundamental para a empresa se posicionar como um centro de excelência no estado de Santa Catarina.

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Biografia do Autor

Márcio Batista de Miranda, UFSC

Professor das Faculdades Borges de Mendonça. Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Marketing e Gestão Estratégica pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre e doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC).

Fernanda Will, Decisão

Graduada em Administração pela Faculdade Decisão. Estudante do Curso Técnico em Eventos pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Produtora Cultural no Circo da Dona Bilica.

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC

Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, nos cursos de graduação e pós-graduação em Design (EGR/UFSC) e no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Bacharel em Desenho de Propaganda e Licenciado em Artes Plásticas pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do Grupo SIGMO/UFSC.

Carlos Augusto Monguilhott Remor, UFSC

Professor associado no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina; Professor no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC); Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Mestre em Literatura (UFSC). Especialista em Clínica Psicanalítica e em Dinâmica de Grupo. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

03-08-2015

Como Citar

Miranda, M. B. de, Will, F., Sousa, R. P. L. de, & Remor, C. A. M. (2015). UM OLHAR SOBRE O MARKETING DE UM ESPAÇO CULTURAL: CASO CIRCO DA DONA BILICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(2), 190–210. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n2p190-210

Edição

Seção

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