UM OLHAR SOBRE O MARKETING DE UM ESPAÇO CULTURAL: CASO CIRCO DA DONA BILICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n2p190-210Palavras-chave:
Práticas de marketing. Marketing estratégico. Circo da Dona Bilica. Marketing cultural.Resumo
Atualmente, o mercado cultural no Brasil, vem ainda que a passos curtos, buscando um lugar no mercado. A economia criativa a exemplo dos espaços culturais representa 2,6% do PIB brasileiro. Portanto, a adoção de estratégias para a conquista e a manutenção no mercado, se torna essencial para sobrevivência de muitas empresas hoje. A questão é como podem ser percebidas as práticas de marketing do Circo da Dona Bilica? O objetivo do trabalho é verificar como podem ser percebidas as práticas de marketing do Circo da Dona Bilica. O estabelecimento deste olhar aborda as estratégias e ações adotadas pelo Circo da Dona Bilica em seu processo de consolidação como um espaço cultural no mercado de Florianópolis. As dificuldades apresentadas de como fazer da cultura um produto de consumo também são discutidos. A pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, utilizando o método dedutivo. Os procedimentos técnicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e estudo de caso. A análise do espaço e das práticas permitiu observar o Circo da Dona Bilica, como um espaço cultural que considera as estratégias como passo fundamental para a empresa se posicionar como um centro de excelência no estado de Santa Catarina.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.