O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179

Palavras-chave:

Minimalismo. Consumo. Comportamento. Publicidade. Estilo de Vida.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de estudo sobre motivações que levam pessoas a buscarem um estilo de vida e de consumo minimalista, destacando as visões delas sobre a influência da publicidade e da mídia nas decisões de consumo. Por meio de pesquisa netnográfica foram analisados comentários e postagens de um grupo privado no Facebook, de onde foram coletados e categorizados os principais motivos explicitados pelos participantes. Além disso, foram identificadas características de personalidade que os consumidores minimalistas revelaram em relação ao papel da publicidade e da mídia. Foi possível perceber que essas pessoas buscam por esse estilo de vida por meio de mudanças de comportamento e de tomada de consciência como forma de crescimento pessoal em vários aspectos da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Morgana Boos de Quadros, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Leciona em cursos de graduação e especialização nas áreas de Comunicação, Administração e Marketing. Experiência acadêmica e de mercado nas áreas de pesquisa de marketing, opinião pública, estudos do consumo e comunicação regional. Especialista em metodologias qualitativas. Atua em projetos de extensão universitária.

Camila Duwe, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Fabricia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí - Univali e Universidade Regional de Blumenau - FURB

É Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora titular da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e da FURB (Universidade Regional de Blumenau). Tem experiência nas áreas de Administração (com ênfase em Marketing), Turismo e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, segmentação, estratégia e publicidade e propaganda. 

Thamires Foletto Fiuza, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: festival, desenvolvimento local, turismo de eventos e planejamento turístico. Tem experiência profissional em hotelaria.

Downloads

Publicado

21-08-2020

Como Citar

Morgana Boos de Quadros, C., Duwe, C., Durieux Zucco, F., & Foletto Fiuza, T. (2020). O MINIMALISMO COMO ALTERNATIVA À SOCIEDADE DE CONSUMO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(2), 164–180. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p163-179

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.