A QUEBRA DA QUARTA PAREDE COMO RECURSO METAFICCIONAL NO LONGA “CURTINDO A VIDA ADOIDADO”

Autores

  • Renata França Pereira Universidade Federal do Maranhão
  • Naiara Sales Araújo Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p269-283

Palavras-chave:

Literatura. Cinema. Quebra da quarta parede. Metaficção.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar como se dá o processo de quebra da quarta parede na narrativa cinematográfica, assim como os possíveis efeitos do uso de tal estratégia. Para tal, decidiu-se tomar como objeto de estudo a produção estadunidense Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller’s day off), dirigida por John Hughes, lançada em 1986. Para a análise, lança-se mão de arcabouço teórico-metodológico fundamentado em Bahiana (2012), Bernardo (2010), Steindorff (2015), entre outros. Inicialmente, realizou-se uma investigação a fim de elucidar o conceito de metaficção e suas variações com base nos conceitos de ficção e metalinguagem. A seguir, identificamos a ocorrência, na obra fílmica selecionada, do uso da estratégia supracitada para, então, confrontarmos com os conceitos anteriormente compilados. Dentre os principais achados deste estudo, identificamos em análise que um dos efeitos da quebra da quarta parede foi a alteração do plano diegético da obra fílmica. Temos um narrador que é ciente de si, da narrativa em que se insere, do espectador e da ficcionalidade da realidade que habita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata França Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda do curso de Letras Inglês/Português e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui experiência no ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira em escolas de idiomas. Também possui graduação em Psicologia pela Universidade Ceuma (2010). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com pesquisa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na cota 2017-2018. Integrante do Grupo de Estudos de Paisagem em Literatura (GEPLIT/UFMA)

Naiara Sales Araújo Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado Acadêmico em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Metropolitana de Londres (2008) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Metropolitana de Londres (2013) e Pós-doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente é professora da Universidade Federal do Maranhão onde é professora do mestrado acadêmico em Letras e professora de Língua e Literatura Inglesa na graduação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua e Literatura Estrangeira, Literatura e outras artes e Linguística Aplicada atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, Literatura, ficção Científica, literatura e cinema e estudos pós-coloniais, Estudos Feministas. É lider do Grupo de Pesquisa FICÇA ( Ficção Científica, Gêneros Pós-Modernos e Representação Artísticas na Era Digital), Lider do Grupo de Pesquisa GEPELA ( Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguìstica Aplicada )coordenadora do Projeto de pesquisa Ficção Científica e Sociedade ( UFMA) e dos projetos de extensão Línguas e Cultura do Maranhão e Cursos de Línguas Estrangeiras.

Downloads

Publicado

06-08-2018

Como Citar

Pereira, R. F., & Santos, N. S. A. (2018). A QUEBRA DA QUARTA PAREDE COMO RECURSO METAFICCIONAL NO LONGA “CURTINDO A VIDA ADOIDADO”. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(2), 269–283. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p269-283

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.