‘VIDEOTERATURA’: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CRONISMO NA TELEVISÃO

Autores

  • Marco Aurelio Reis Professor do curso de Jornalismo e pesquisador bolsista do Programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (RJ), integrante do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória”(UFJF). Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. http://orcid.org/0000-0003-0710-6361
  • Cláudia Albuquerque Thomé Facom UFJF/PPGCom UFJF http://orcid.org/0000-0003-4759-3643

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p577-598

Palavras-chave:

, Crônica, televisão, telejornalismo, linguagem, literatura

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de pesquisa sobre as crônicas veiculadas na televisão, sobretudo no telejornalismo. Como gênero híbrido, a crônica está na fronteira entre o Jornalismo e a Literatura, ora vinculada ao noticiário, ora ao entretenimento, o que cria um desafio para a pesquisa, uma vez que sua catalogação nem sempre é tão evidente. Outro desafio é a escassez de referências consolidadas sobre esse gênero na TV. Este artigo busca contribuir para os estudos de televisão, ao apresentar um breve mapeamento histórico do gênero que nasce no impresso, migra para o rádio e chega à TV, carregando características de um meio a outro, mas também se reinventando nas especificidades de cada mídia. Na televisão, a crônica tem uma trajetória própria, que começa a ser resgatada pela pesquisa. O artigo traz ainda uma proposta de categorização sobre o gênero na TV, a partir de tipologias já consolidadas pelo teórico Afrânio Coutinho para o cronismo impresso. A pesquisa detectou que as categorias adotadas para análise do cronismo na televisão, apresentadas neste trabalho, não são únicas em cada crônica nem excludentes, mas se hibridizam. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Reis, Professor do curso de Jornalismo e pesquisador bolsista do Programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (RJ), integrante do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Cidade e Memória”(UFJF). Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ.

Jornalista formado pela Escola de Comunica

Cláudia Albuquerque Thomé, Facom UFJF/PPGCom UFJF

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Mídia e Literatura e integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Rede Telejor). Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ (2005), é doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ (2012). Autora do livro "Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio"(2015), tem como principal foco de pesquisa o estudo da narrativa, sobretudo da crônica, na interação do jornalismo com produções ficcionais. Tem experiência em reportagem de TV, rádio e jornal, em assessoria de comunicação e em edição de suplemento. Trabalhou como repórter e produtora em rádio e atuou como repórter especial em jornais impressos do Rio de Janeiro, com ênfase na cobertura política. Atualmente é coordenadora do curso de Jornalismo (integral) da Facom/UFJF.

Downloads

Publicado

10-01-2018

Como Citar

Reis, M. A., & Thomé, C. A. (2018). ‘VIDEOTERATURA’: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DO CRONISMO NA TELEVISÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(3), 564–585. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p577-598

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.