MADE IN BRAZIL: ENTRE OS LAÇOS DAS MIGRAÇÕES NA IDENTIDADE DA MÚSICA BRASILEIRA DOS ANOS 1970

Autores

  • Jackson Gil Ávila Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Jussara Bittencourt de Sá Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p336-352

Palavras-chave:

Made in Brazil, telenovela, indústria cultural, identidades, migrações.

Resumo

O presente artigo procuramos refletir sobre as migrações na identidade musical brasileira dos anos 1970. Nossa pesquisa focaliza artistas que fizeram parte do movimento Made in Brazil e das associações que foram estabelecidas com o mercado fonográfico e com a televisão, mais especificamente as novelas e suas trilhas sonoras. Como recorte para estudar o movimento Made in Brazil, elegemos os cantores Fábio Júnior (Mark Davis e Uncle Jack), Chrystian e Michael Sullivan, além do grupo musical Pholhas. O objetivo é analisar como se construiu a identidade musical estrangeira de cada artista e quais os desdobramentos que se estabeleceram na carreira de cada um, após o fim do movimento. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, e a análise desenvolvida tem como base os pressupostos da micro e da macro análise. As reflexões teóricas aportam-se em estudos sobre nação, identidades, migrações e indústria cultural, além de autores que possibilitaram a caracterização histórico-social da época destacada, enfatizando a música brasileira e o movimento analisado. Destacamos que o movimento Made in Brazilfoi, em seu tempo, exitoso, na medida em que soube utilizar da indústria cultural para estabelecer um contato estreito com o público e, assim, promover os artistas e suas músicas, bem como as trilhas sonoras das telenovelas; colocando em cena os “estrangeiros brasileiros”.

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Biografia do Autor

Jackson Gil Ávila, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Possui graduação em Letras - Espanhol pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005). Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente, Doutorando em Ciências da Linguagem pela Univerdade do Sul de Santa Catarina; e professor da Escola Básica Municipal Professor Manoel Roldão das Neves.

Jussara Bittencourt de Sá, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

<span>Doutorado em Literatura/ Letras, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2005), Mestrado em Literatura/Letras, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC- 2000), Especialização em Literatura, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL-1990), Graduação em Letras, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL-1985). Foi Secreária Municipal de Educação e Cultura (1998- 2000), Secretária Municipal de Cultura (2008). Foi professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes, de Tubarão. É professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, Coordena o Curso de Letras. Atua na área de Projetos Educacionais e Culturais. Orienta pesquisas nas áreas literatura, artes visuais e mídias. Membro da Academia Tubaronense de Letras. Coordena o Grupo de Pesquisa: "Linguagem, Estetica e Processos Culturais"; Projeto de Pesquisa: "Cultura, Identidades e Migrações". Publicou as obras: "Cazuza no vídeo o Tempo Não Para" (2006), "A Nação em cena: Brasil, Teatro, Século XIX (2010). Participou com a publicação de contos e poemas nas antologias "Momento Literário" ; " Fragmentos da Alma"; "Lira dos Cem Anos: 1908-2008"; "Primeiros Passos"; "Jardim das Letras: prosa e verso"; "Retratos de Tubarão e Outras Imagens"; "Rio Tubarão no Curso D'Alma"; "ACATUL em Tempo de Primavera". Organizou as obras: "Imigração Alemã: os vales dos Rios Braço do Norte e Capivari" (2010); "Quem não Lê, não escreve: inovação com responsabilidade social (2009)"; "Lira dos Cem Anos-1908-2008", (2008); "Palavras Contadas: Memória da Cultura Oral do Povo de Tubarão" (2006).</span>

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Publicado

16-09-2016

Edição

Seção

Artigos