MADE IN BRAZIL: ENTRE OS LAÇOS DAS MIGRAÇÕES NA IDENTIDADE DA MÚSICA BRASILEIRA DOS ANOS 1970
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n2p336-352Palavras-chave:
Made in Brazil, telenovela, indústria cultural, identidades, migrações.Resumo
O presente artigo procuramos refletir sobre as migrações na identidade musical brasileira dos anos 1970. Nossa pesquisa focaliza artistas que fizeram parte do movimento Made in Brazil e das associações que foram estabelecidas com o mercado fonográfico e com a televisão, mais especificamente as novelas e suas trilhas sonoras. Como recorte para estudar o movimento Made in Brazil, elegemos os cantores Fábio Júnior (Mark Davis e Uncle Jack), Chrystian e Michael Sullivan, além do grupo musical Pholhas. O objetivo é analisar como se construiu a identidade musical estrangeira de cada artista e quais os desdobramentos que se estabeleceram na carreira de cada um, após o fim do movimento. Esta pesquisa configura-se como um estudo de caso, e a análise desenvolvida tem como base os pressupostos da micro e da macro análise. As reflexões teóricas aportam-se em estudos sobre nação, identidades, migrações e indústria cultural, além de autores que possibilitaram a caracterização histórico-social da época destacada, enfatizando a música brasileira e o movimento analisado. Destacamos que o movimento Made in Brazilfoi, em seu tempo, exitoso, na medida em que soube utilizar da indústria cultural para estabelecer um contato estreito com o público e, assim, promover os artistas e suas músicas, bem como as trilhas sonoras das telenovelas; colocando em cena os “estrangeiros brasileiros”.Downloads
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