O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217Palavras-chave:
Práticas Educativas, Portfólio, Arte na Educação.Resumo
O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado
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