O NEGRO HERÓI E A NEGRA ANTI-HEROÍNA: UMA COMPARAÇÃO DISCURSIVA ENTRE RETRATO DO INTRÉPIDO MARINHEIRO SIMÃO E A NEGRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n2p306-326

Palavras-chave:

A Negra. Retrato do Intrépido Marinheiro Simão. Discurso.

Resumo

Este estudo apresenta os conceitos de herói e anti-herói na arte acadêmica brasileira, bem como no modernismo brasileiro, a fim de compreender como eles são construídos nas obras Retrato do Intrépido Marinheiro Simão, carvoeiro do vapor Pernambucana, do pintor José Correia de Lima, e A Negra, de Tarsila do Amaral. O objetivo é analisar e contrapor os discursos das representações pictóricas do negro/negra, compreendendo como eles são construídos nestas obras artísticas.  O estudo está fundamentado na proposta de leitura de imagens de Carvalho (2011). Ao observar os conceitos de herói e anti-herói nessas obras, é possível perceber que em Retrato do Intrépido Marinheiro Simão predomina o negro idealizado que retoma o estilo neoclássico, em que se hegemonizam os valores estéticos greco-romanos. Já em A Negra prevalece uma anti-heroína que desconstrói estes mesmos valores, construindo outros, apresentando um discurso divergente daquele. Nesse sentido, embora ambas pinturas sejam importantes para a representação negra na arte pictórica brasileira, a obra de Tarsila do Amaral mostra-se mais próxima de uma manifestação artística africana, tendo em vista que engrandece a etnia negra por não idealizar, mas por valorizar, exagerar e desconstruir os preceitos da arte acadêmica.

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Biografia do Autor

Edinaldo Gonçalves Coelho, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Licenciado em Artes - Habilitação Educação Artística pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, SP (2014). Licenciado em História pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, PR (2020). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional - Uninter, PR (2016),. Especialista em História da Arte pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR (2016-2018) . Professor de Arte e História do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado de Rondônia. Tem experiência em Artes Visuais, Teatro e Literatura. No ano de 2018 foi um dos redatores do Documento Curricular de Arte (ensino fundamental I e II) do Estado de Rondônia. Tem pesquisas desenvolvidas sobre os temas: interdisciplinaridade, história e cultura afro-brasileira e indígena, arte-educação, história da arte.

Sorhaya Chediak, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC.

Doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014), Especialização em Linguística Aplicada à Produção de texto - UNIRON (2006), Graduação em Letras/Português e suas respectivas Literaturas (UNIR - 2003) e curso técnico integrado ao médio em Magistério. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEAL - Grupo de Estudos Integrados sobre a Linguagem, Educação e Cultura e participa também do grupo de pesquisa NEHLI - Núcelo de Estudos Históricos e Literários (IFRO) e do Grupo de ERA, Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos. Possui experiência em docência em todos os níveis da educação básica e em Formação Docente. Atualmente atua como formadora no Núcleo de Formação de professores (SEDUC-RO), como Consultora/formadora educacional na área de formação de professores e revisora de textos/materiais didáticos.

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Publicado

06-05-2020

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Artigos