DA TELEVISÃO AO FACEBOOK: AS CAMPANHAS ELEITORAIS E SUAS MOVÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p003-024Palavras-chave:
Redes sociais. Televisão. Campanhas eleitorais. Análise do discurso.Resumo
O rádio, a televisão, a internet e as redes sociais impuseram mutações ao discurso político. Vemos, numa relação de nunca acabar, que o político sempre acompanhará os fenômenos sociais e, em função disso, seu consumo tecnológico. Entender e observar esse processo em curso parece bastante produtivo para a Análise do discurso que só muito recentemente começou a operar sua própria teoria sobre o assunto. Neste artigo buscamos compreender as metamorfoses do discurso político, mais especificamente das campanhas eleitorais, por meio das mudanças de práticas advindas do consumo de meios massivos e, posteriormente, de novos meios. Para isso, discutimos a emergência e o fenecimento da televisão enquanto meio de massas e sua importância na mudança da ordem do olhar sobre o político e, especialmente, sobre o corpo político, dado seu efeito de realidade, atribuindo à teatralidade política sentidos da ordem do real acontecimento legitimado pela transmissão ao vivo. Com a irrupção de novos meios, as redes sociais adquiriram espaço singular na comunicação política; em razão disso, traçamos um percurso para compreender sua emergência e influência sobre novas práticas sociais que, por consequência, levaram a novas práticas de campanha política. Concluímos que, cada vez mais, tais movências na forma de se fazer campanhas eleitorais alteram a comunicação política, metamorfoseando a relação de proximidade entre político e eleitor.
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