DE ADJUVANTE A PROTAGONISTA: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO NEGRO NA PUBLICIDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n3p267-284

Palavras-chave:

Análise do Discurso. Discurso publicitário. Corpo negro.

Resumo

A formação social brasileira é resultado de um modelo que se constitui pela mistura de etnias que fizeram do Brasil um mosaico de diversidades, portador de riquezas multivariadas. Embora tenha sido constituído de forma pluralizada, isso não evitou a discriminação. Dentro dessa temática, este artigo objetiva analisar a imagem do corpo negro em peças publicitárias brasileiras que circularam no período de 1995 a 2016, no intuito de observar a correlação do discurso presente com os indícios que remetem à subjetivação do negro num patamar inferior ao do branco. À luz da teoria da Análise do Discurso, buscamos observar a construção da imagem do negro nas práticas discursivas ao longo da história. Os resultados demonstram a presença desses indícios do negro inferiorizado, reatualizado no discurso da publicidade, mas, a partir das políticas afirmativas, observamos uma tentativa de mutações na construção desses discursos e a busca de uma representatividade do negro na publicidade contemporânea.

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Biografia do Autor

Luciana Carmona Garcia Manzano, Universidade de Franca

Docente do programa de pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca

Isaac D'Leon de Almeida, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR- MG

Professor do Centro Universitário de Formiga nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Curso Superior de Tecnologia em Marketing.

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Publicado

17-12-2020

Edição

Seção

Artigos