CORPO PRESENTE: INTERFACES ENTRE LITERATURA E DANÇA

Autores

  • Eliana Kefalás Oliveira UFAL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p302-316

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Dança. Corpo. Presença.

Resumo

O corpo, em especial, o corpo presente, parece ser um ponto de encontro entre o universo literário, a leitura literária e a dança. Na literatura, são diversas as narrativas em que personagens passam por transformações ao entrarem em contato com o mundo na relação corporal que estabelecem com ele. No conto “As Margens da Alegria”, de João Guimarães Rosa, a ser analisado neste trabalho, o protagonista se vê tocado pelo que presencia. Na leitura literária, por sua vez, o corpo a corpo do leitor com texto permite uma relação sensorial com ele. Para Zumthor (2000), quando é estabelecido um vínculo com o texto, a experiência do ato de ler é presenciada no corpo, é performance; o texto, na leitura, dança no corpo do leitor, quando ele se coloca presente. Na dança (VIANNA, 2005), principalmente naquela em que não se visa exclusivamente uma destreza técnica, o trabalho corporal acontece na escuta do corpo, um corpo que se quer presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Kefalás Oliveira, UFAL

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Downloads

Publicado

01-03-2012

Como Citar

Oliveira, E. K. (2012). CORPO PRESENTE: INTERFACES ENTRE LITERATURA E DANÇA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 4(3), 302–316. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2010v4n3p302-316

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.