ANÃLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÃTICO "PROJETO TELÃRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302Palavras-chave:
Linguagem, Formação do professor, Géneros discursivosResumo
Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino.
Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.
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