ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO"

Autores

  • Mônica Hogetop Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fidele Poutou Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302

Palavras-chave:

Linguagem, Formação do professor, Géneros discursivos

Resumo

Neste artigo, pretendemos analisar atividades de leitura propostas em um capítulo de um livro didático que tem como eixo norteador a teoria dos gêneros e como um de seus diferenciais o trabalho com projetos de leitura. Para isso, mobilizamos concepções de leitura a partir de Busnardo e Braga (2000); Paulo Freire (1994); Cavalcanti (2011); Geraldi (1988); Leffa (1999) e outros através de uma pesquisa qualitativa, de abordagem interpretativista e de cunho bibliográfico e documental. Com o intuito de analisar cada uma das atividades, discutimos as diversas concepções de leitura, relacionando-as com as presentes na abordagem adotada pelos autores do livro. Como resultado, observamos que, embora os autores afirmem partir de uma abordagem sócio construtivista, o fazem de forma equivocada. Como foi possível relacionar várias concepções de leitura às atividades listadas, concluímos que o professor que adote tal livro didático, pode propor variações através das demais perspectivas de acordo com seus objetivos de ensino.  

 

Palavras-chave: Gênero textual. Leitura. Livro didático.

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Biografia do Autor

Mônica Hogetop, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Letras -área de concentração Leitura e cognição

Doutoranda em Linguística na UFSC

Grupo de pesquisa: Núcleo de Pesquisa Estudos de Linguística Aplicada

Bolsista Capes

Fidele Poutou, Universidade Federal de Santa Catarina

Linguística

Doutorando

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Publicado

17-06-2017

Como Citar

Hogetop, M., & Poutou, F. (2017). ANÁLISE DE ATIVIDADES DE LEITURA DO LIVRO DIDÁTICO "PROJETO TELÁRIS PORTUGUÊS OITAVO ANO". Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 288–302. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p288-302

Edição

Seção

Artigos

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