APLICANDO METÁFORAS FÍSICAS NO REPERTÓRIO CORAL

Autores

  • Roberto Fabiano Rossbach FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n2p153-166

Palavras-chave:

Metáforas. Canto Coral. Educação Musical Coral. Repertório Coral. Regência Coral

Resumo

Neste artigo, objetiva-se demonstrar a aplicação de metáforas no repertório coral, como um recurso didático para o ensaio, na compreensão e memorização de sensações físicas, auxiliando na resolução de problemas técnicos apresentados pelas obras. Os exemplos musicais citados partem da experiência concreta da aplicação deste recurso didático em dois coros comunitários da cidade de Blumenau, com os quais este autor desenvolveu a atividade de regência e direção artística durante treze anos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Fabiano Rossbach, FURB

ROBERTO ROSSBACH iniciou seus estudos musicais em 1986, possui graduação em Licenciatura em Música (2000) e Especialização em Ensino da Arte (2006), pela Furb e Mestrado em Música (Musicologia) pela Udesc (2008), sob orientação do professor Dr. Marcos Tadeu Holler. Estudou piano, flauta transversal, canto e regência. Entre 1994 e 2006 regeu coros ligados à sociedade de caça e tiro, igreja e universidade. Em 2004 iniciou seus estudos de cravo, participando de oficinas e masterclass com Nicolau Figueiredo (França), Rosana Lanzelotte (Rio de Janeiro), Maria Eugênia Sacco (São Paulo) e Jacques Ogg (Holanda). É professor da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes desde 1994, tendo exercido funções como professor de teclado, piano, matérias teóricas, regente de orquestra e diretor pedagógico. Atualmente nesta instituição é professor de Cravo, Harmonia, coordenador do Departamento de Matérias Teóricas, maestro da Orquestra Prelúdio e atua também como musicólogo responsável pela catalogação do Acervo Heinz Geyer. É professor no Curso de Licenciatura em Música da FURB e maestro da Orquestra da Furb. Atua também no âmbito da igreja como regente do coro da Paróquia Evangélica Luterana Centro - Blumenau. Atualmente dedica-se à interpretação de música dos séculos XVII e XVIII, atuando como cravista e regente, e à pesquisa em musicologia histórica em Santa Catarina. Em 2011 foi designado pela Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes a realizar a escolha oficial do piano adquirido pela instituição na fábrica Steinway & Sons, na cidade de Hamburgo (Alemanha)

Downloads

Publicado

21-08-2011

Como Citar

Rossbach, R. F. (2011). APLICANDO METÁFORAS FÍSICAS NO REPERTÓRIO CORAL. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 5(2), 153–166. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2011v5n2p153-166

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.