DO VALE DO IGUAÇU PARA O VALE DO JEQUITINHONHA
VÍDEO-CARTAS TROCADAS ENTRE ESTUDANTES DE INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p055-067Resumo
Esse texto visa analisar através de uma lente bakhtiniana a produção de nove vídeo-cartas trocadas entre estudantes do Ensino Médio integrado da Rede Federal. O texto aqui escrito tem a intenção de analisar a produção de textos imagéticos contemporâneos produzidos por estudantes residentes em duas regiões distintas e distantes entre si. A produção de cinema amador foi ampliada exponencialmente com o advento dos smartphones que possuem câmeras com alta definição bem como softwares livres e aplicativos que tornam a edição e o acesso mais democrático. Que histórias os jovens do Ensino Médio da rede federal querem contar aos colegas distantes pertencentes à mesma rede? Os estudantes do campus Coronel Vivida no Paraná compartilharam suas vídeo-cartas por meio de uma plataforma virtual “padlet” com os estudantes do campus Araçuaí, Minas Gerais. Nas nove vídeo-cartas trocadas entre os estudantes do Instituto Federal do Paraná - IFPR e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG pudemos perceber as escolhas éticas/estéticas das imagens e sons, além das histórias do seu cotidiano que foram emolduradas e enviadas aos colegas do outro estado. Duas regiões distintas dialogando sobre suas culturas exercendo sua vontade de autoria singular.
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