DO VALE DO IGUAÇU PARA O VALE DO JEQUITINHONHA

VÍDEO-CARTAS TROCADAS ENTRE ESTUDANTES DE INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

  • Katyuscia IFPR - Instituto Federal do Paraná
  • Ernani Calazans Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p055-067

Resumo

Esse texto visa analisar através de uma lente bakhtiniana a produção de nove vídeo-cartas trocadas entre estudantes do Ensino Médio integrado da Rede Federal. O texto aqui escrito tem a intenção de analisar a produção de textos imagéticos contemporâneos produzidos por estudantes residentes em duas regiões distintas e distantes entre si. A produção de cinema amador foi ampliada exponencialmente com o advento dos smartphones que possuem câmeras com alta definição bem como softwares livres e aplicativos que tornam a edição e o acesso mais democrático. Que histórias os jovens do Ensino Médio da rede federal querem contar aos colegas distantes pertencentes à mesma rede? Os estudantes do campus Coronel Vivida no Paraná compartilharam suas vídeo-cartas por meio de uma plataforma virtual “padlet” com os estudantes do campus Araçuaí, Minas Gerais. Nas nove vídeo-cartas trocadas entre os estudantes do Instituto Federal do Paraná - IFPR e do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG pudemos perceber as escolhas éticas/estéticas das imagens e sons, além das histórias do seu cotidiano que foram emolduradas e enviadas aos colegas do outro estado. Duas regiões distintas dialogando sobre suas culturas exercendo sua vontade de autoria singular.

Downloads

Biografia do Autor

Katyuscia , IFPR - Instituto Federal do Paraná

Doutora em Informática na Educação - PPGIE - UFRGS/ UNT Universidade do Norte do Texas (2015), Mestre em Artes Visuais pelo PPGAV - UDESC (2011); Especialista em Arte - Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2007), Especialista em Mídias na Educação pela FURG (2012), Licenciada em Educação Artística - habilitação em Artes Plásticas pela FAP (1998). Docente de Artes Visuais no Instituto Federal do Paraná- IFPR Campus Coronel Vivida -; pesquisadora do NEDIH - Núcleo de Educação em Direitos Humanos IFPR, Representante do NAC - Núcleo de Arte e Cultura no Campus Coronel Vivida. Conselheira Municipal de Cultura no setorial de Audiovisual.

Ernani Calazans, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Artes pelo Prof-Artes- Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG). Artista Plástico, pesquisador da cultura e costumes do Vale do Jequitinhonha, Arte educador, Fotógrafo, atualmente Professor de Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), lotado no campus Araçuaí. Graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Montes Claros. Pós graduado em Arte em Educação pela FINOM.

Downloads

Publicado

13-12-2024

Como Citar

sosnowski, katyuscia, & Calazans de Oliveira, E. (2024). DO VALE DO IGUAÇU PARA O VALE DO JEQUITINHONHA: VÍDEO-CARTAS TROCADAS ENTRE ESTUDANTES DE INSTITUTOS FEDERAIS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(03), 055–067. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n03p055-067

Edição

Seção

Dossiê Temático: Bakhtin na esfera da visualidade