BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126Palavras-chave:
Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.Resumo
O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.