BANDAS DE MÚSICA COMO ESPAÇOS DE ENSINO MUSICAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p113-126

Palavras-chave:

Educação musical. banda de música. espaços de ensino. música como linguagem.

Resumo

O tema abordado é a prática do ensino musical no ambiente das bandas de música brasileiras. Apresentamos uma discussão acerca das possibilidades do ensino nas bandas frente ao contexto dos espaços onde, tradicionalmente, a educação musical é discutida no âmbito acadêmico brasileiro, os conservatórios (incluindo escolas especializadas) e as escolas da rede básica de educação. Para realizar esta discussão, tomamos como base teórica a concepção de música enquanto forma de linguagem discursiva. Esta teoria advém da filosofia da linguagem e confere maior carga de significação musical às situações reais de vivência da música de modo socialmente contextualizado. O aporte teórico é fundamental, sobretudo, para pensarmos a concepção de ensino de música nas bandas. Logo, o objetivo deste artigo é apresentar a banda enquanto um espaço viável para ampliação das possibilidades de acesso à Educação Musical no Brasil, isto, posto frente às problemáticas enfrentadas tantos no ensino praticado tanto em conservatórios quanto nas escolas da rede. Assim, através de uma revisão bibliográfica sobre o tema pudemos apontar que existem múltiplas potencialidades para se pensar a banda de música enquanto espaço alternativo de educação musical.

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Biografia do Autor

Fernando Vieira da Cruz, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Música, Mestre e Doutorando em Música pela Unicamp. Pesquisador no Grupo de Pesquisa MUSILINC e Pesquisador Associado no Centro Latino-Americano de Estudos Sobre Cultura. Supervisor Educacional no Projeto Guri.

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Publicado

20-12-2021

Edição

Seção

Artigos