ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO

Autores

  • Alcione Alves Farias CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA
  • Andréia Costa Mouzinho CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA
  • Brenda Melo das Neves CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA
  • Welton Diego Carmin Lavareda UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ e UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p143-163

Palavras-chave:

Semiótica Discursiva. Isotopia Textual. Memória de Enquadramento.

Resumo

Tomando como base a perspectiva da Semiótica Discursiva, fundada por Algirdas Julien Greimas, o presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias textuais isotópicas utilizadas em um comercial da Rede Americana de Fast Food Burger King como artifício para o alcance de um determinado público-alvo. Sob esse prisma teórico, faz-se necessário um diálogo metodológico baseado em Barros (2005), Fiorin (1999) e Henn (2006), dentre outros autores que discorrem sobre as temáticas concernentes a esse campo de estudo. Uma peça publicitária produzida pela Burger King comporá o corpus e será tomada como objeto de significação e cultural, de interação entre os sujeitos, evidenciando possíveis relações ideológicas entre interlocutores. 

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Biografia do Autor

Alcione Alves Farias, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA

Graduada no curso de Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2018). Possui experiência na área de Linguística, Letras e Artes com ênfase em Morfologia e Sintaxe. Especialista em Redação e Revisão Textual em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário FIBRA. Graduanda do curso de Letras - Língua Espanhola da Universidade Federal do Pará.

Andréia Costa Mouzinho, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA

Especialista em Redação e Revisão Textual pelo Centro Universitário FIBRA (2020). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2018). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Redação no Airton Lima Concursos - preparatório para o Colégio Militar de Belém - trabalhando com 6º e 1º ano. Também é integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA/UEPA/UFPA, desde 2015.

Brenda Melo das Neves, CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA

Licenciada plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará - UEPa e Pós-graduada em Redação e Revisão Textual em Língua Portuguesa Pelo Centro Universitário Fibra. Atualmente trabalha como professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Ensino Fundamental e Médio na reda privada de ensino.

Welton Diego Carmin Lavareda, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ e UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutorando em Estudos Linguísticos (Área de Concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA); Atualmente é professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação em Letras e na Pós-Graduação Lato Sensu em Letras.

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Publicado

21-08-2020

Como Citar

Alves Farias, A., Costa Mouzinho, A., Melo das Neves, B., & Diego Carmin Lavareda, W. (2020). ISOTOPIA TEXTUAL E O MEIO PUBLICITÁRIO: OS CAMINHOS PARA A GERAÇÃO DE SENTIDO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(2), 143–163. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p143-163

Edição

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