O TRABALHO COM GÊNERO DE TEXTO NO ENSINO MÉDIO: ALIANDO A SEQÜÊNCIA DIDÃTICA E O LIVRO DIDÃTICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2008v2n1p02%20-%2020Palavras-chave:
Produção Textual, Gênero Textual, Resenha, Folhado Textual.Resumo
De acordo com os resultados mostrados em exames de âmbito nacional, os alunos brasileiros de ensino médio apresentam dificuldades na produção textual, que podem ser ocasionadas por diversos fatores. Partindo desta realidade escolar, o foco deste estudo é analisar e propor atividades de produção textual no ensino médio, com base nas formas de intervenção didática propostas pelo quadro epistemológico interacionista sócio-discursivo (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). A partir destes pressupostos, que também parecem embasar os PCNs (1998), foi proposto um trabalho com um mesmo gênero textual (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), a resenha de filme, em duas turmas de segunda série do ensino médio de uma escola pública. Um grupo participou de uma seqüência didática, enquanto o outro recebeu orientações acerca da produção de resenhas utilizando atividades presentes no livro didático. Foram analisadas as produções iniciais e finais de cada grupo a partir do conceito do folhado textual de Bronckart (1999). Os resultados apontaram um crescimento expressivo com relação à aquisição de características pertinentes à resenha nas produções finais de ambos os grupos, porém, foram constatadas diferenças entre as características adquiridas pelos alunos de acordo com o tipo de atividade que receberam.
Palavras-chave: Produção Textual. Gênero Textual. Resenha. Folhado Textual.
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