A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136Palavras-chave:
Linguagens, Letras, ComunicaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no nível Fundamental na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux, bem como dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, além de estudos voltados para as histórias em quadrinhos e também pressupostos da Educação Matemática. Desse modo, a pesquisa em questão pretende investigar a utilização do referido gênero textual como elemento potencializador do ensino da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da rede pública, a partir do livro didático. Além disso, pretende-se também verificar indícios da interação entre as disciplinas Português e Matemática, consideradas essenciais no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Dessa maneira, espera-se ser possível criar condições para identificar tanto insuficiências quanto potencialidades nessa relação, bem como refletir sobre propostas de adequações capazes de aperfeiçoar o desempenho docente e discente no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos.Downloads
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