A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136

Palavras-chave:

Linguagens, Letras, Comunicação

Resumo

Este artigo tem por objetivo realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no nível Fundamental na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux, bem como dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, além de estudos voltados para as histórias em quadrinhos e também pressupostos da Educação Matemática. Desse modo, a pesquisa em questão pretende investigar a utilização do referido gênero textual como elemento potencializador do ensino da Matemática no 6º ano do ensino fundamental da rede pública, a partir do livro didático. Além disso, pretende-se também verificar indícios da interação entre as disciplinas Português e Matemática, consideradas essenciais no desenvolvimento intelectual do indivíduo. Dessa maneira, espera-se ser possível criar condições para identificar tanto insuficiências quanto potencialidades nessa relação, bem como refletir sobre propostas de adequações capazes de aperfeiçoar o desempenho docente e discente no processo de ensino/aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivelton Nonato de Santana, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Erivelton Nonato de Santana possui Graduação em Letras Vernáculas - Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (1999), Graduação em Letras Vernáculas - Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (2001), Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2007). Foi Professor Concursado da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2000 - 2003), atuando no Ensino Fundamental, e também Professor Substituto na Universidade Federal da Bahia (2005 - 2007), onde exerceu, posteriormente, a função de Professor Orientador na Especialização de Estudos Lingüísticos e Literários, atuando também como Professor Colaborador no Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão de Português (ProPEEP - UFBA), na área de Português Para Estrangeiros (PLE). Atualmente é Professor Adjunto B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II - Alagoinhas, onde participou de programas de formação continuada para professores, como o PROLIN (Pojuca) e o PARFOR (Alagoinhas). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Português, Análise do Discurso, Leitura e Produção Textual, Ensino de Português para Estrangeiros, Português Instrumental, Aprendizagem, Linguagem, Lingüística Aplicada, Lingüística Textual e História em Quadrinhos.

Downloads

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Santana, E. N. de. (2019). A PRESENÇA DOS QUADRINHOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA PARA IDENTIFICAR POTENCIALIDADES. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(1), 117–136. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p117-136

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.