PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319

Palavras-chave:

Linguagem. Formação. PNAIC.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.

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Biografia do Autor

Sandra Pottmeier, Universidade Federal de Santa Catarina

é graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa e Respectivas Literaturas) pela Universidade Regional de Blumenau (2002). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Internacional de Curitiba (2006); Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2007); Mídias em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (2009); Educação a Distância: Gestão e Tutoria pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013); Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016); Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2017); Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2010). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE/UFSC). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA/UFSC). Docente concursada na SED/SC, lotada na Escola de Educação Básica Padre José Maurício, município de Blumenau/SC. Atua na área da Educação, com ênfase em Linguística Aplicada nos seguintes temas: leitura, letramentos, formação de professores, educação básica, educação superior, tecnologias.

Lais Oliva Donida, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga, mestra e doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade do estadode Santa Catarina. Participa do Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação (GELCE). É integrante do Núcleo de Estudos em Linguística plicada (NELA/UFSC). 

Marta Helena Cúrio de Caetano, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Graduada em Letras pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Metodologia do Ensino em Língua Portuguesa/Estrangeira e Metodologia no Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Internacional. Mestra em Teoria Literária pelo Centro Universitário Campos de Andrade. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atuou como coordenadora de área do Subprojeto Interdisciplinar de Linguagens do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Docente na rede particular de ensino de Blumenau, no curso de graduação em Letras e no Laboratório de Línguas da Fundação Universidade Regional de Blumenau. 

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Publicado

31-08-2019

Edição

Seção

Artigos