PNAIC: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p301-319Palabras clave:
Linguagem. Formação. PNAIC.Resumen
Este trabalho objetiva analisar produções acadêmicas publicadas entre 2013 e 2017 sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. A partir de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados: Repositório da UFSC, CAPES, Scielo e Redalyc, 14 trabalhos foram selecionados. A discussão revelada, a partir de análise de dados, evidencia que os cadernos de estudo do PNAIC vêm contemplando os usos sociais de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Considera-se, contudo, que ainda há necessidade de um aprofundamento quanto às concepções de leitura, assim como na caracterização do leitor pautadas em uma fundamentação teórico-metodológica consistente, em função da presença de diferentes compreensões teóricas que são apresentadas, muitas vezes, de modo superficial e, até mesmo, conflitivos entre si nos cadernos do PNAIC.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.