REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181

Palavras-chave:

Produção escrita, propostas, livros didáticos, professores

Resumo

Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.

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Biografia do Autor

Lorena Reck Portela Rebesco, Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós graduada em Direito Processual Civil pela PUC de Curitiba.

Estudante do Curso de Letras Português da Unicentro de Irati.

Loremi Loregian Penkal, Universidade Estadual do Centro Oeste

Pós-doutora em Sociolinguística. Professora da graduação e da pós-graduação em Letras, Estudos Linguísticos, na UNICENTRO

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Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Fluxo Contínuo