O SABER REFLEXIVO-COLABORATIVO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: significados construídos na interação do par mais experiente com o professor em formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p115-135

Palavras-chave:

Formação de professores, Interação, Reflexão.

Resumo

Um dos grandes desafios na formação de professores é lidar com o distanciamento entre teoria e prática (LEFFA, 2006). Esse tema tem sido foco de discussão promovida por diversos autores da área de ensino de línguas, o que corrobora a sua relevância investigativa. No que se refere à área de Português Língua Estrangeira (PLE), mesmo com a crescente demanda pela aprendizagem do idioma por estrangeiros, “chama a atenção o fato de haver ainda tão pouca pesquisa na área de formação do professor de PLE” (DUTRA, 2010, p.13). Levando em consideração a escassez de estudos sobre a formação desse profissional, objetivamos neste artigo apresentar e discutir significados construídos na interação do par mais experiente com professores em formação que compuseram parte dos resultados obtidos em pesquisa de doutorado. Os aportes reflexivo e sociocultural fundamentaram o estudo. Criar oportunidades para que o professor em formação possa discutir sua prática e a de seus colegas é imprescindível para desenvolver o processo reflexivo sobre o dizer e o fazer pedagógicos e o par mais experiente como mediador dessa ação pode potencialmente colaborar para construção de percepção crítica. Sob o paradigma qualitativo de base etnográfica e interpretativista foram analisadas interações, envolvendo professores em formação e um par mais experiente, priorizando-se o processo de construção de significados acerca da reflexão sobre a prática.  Os professores em formação (graduandos em Letras) ministraram cursos de PLE, vinculados a Projeto de Extensão do Departamento de Letras de uma universidade pública do interior paulista. O par mais experiente é professora e pesquisadora da referida área. Com base nos resultados alcançados, concluímos que a ação de pelo menos um par mais experiente tem potencial para auxiliar os professores de PLE na construção de reflexão de modo colaborativo por meio da interação. Como desdobramentos dessa pesquisa de doutorado, foi proposto um organograma base (incluído neste artigo), de trabalho colaborativo em PLE e do Saber Reflexivo-Colaborativo, na formação de professores.

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Biografia do Autor

Marina Ayumi Izaki Gómez, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Doutora em Linguística.

Nelson Viana, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP

Docente. Doutor em Estudos Linguísticos.

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Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos