A SUBSTITUIÇÃO DAS OCLUSIVAS ALVEOLARES PELO TEPE ALVEOLAR: UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Autores

  • Wellington Araujo Mendes Universidade Federal de Uberlândia (Linguística, mestrando) Universidade Federal de Minas Gerais (Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, especialista) Universidade Estadual de Montes Claros (Letras-Inglês, licenciado)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n3p379-394

Palavras-chave:

Tepe alveolar. Alofone. Fonologia

Resumo

Considerando que a substituição das oclusivas alveolares /t/ e /d/ pelo tepe alveolar /ɾ/ seja um fenômeno opcional na língua inglesa, este estudo busca descrever as características fonológicas do /ɾ/ e sua incidência entre falantes brasileiros de inglês como segunda língua. Ainda que a ocorrência do tepe seja frequente no inglês americano e o segmento tenha recebido atenção em recentes estudos fonológicos do dialeto, há poucos fatos definidos sobre ele. Verificamos que por vezes a sua realização é falha e algumas regras de aplicação nem sempre podem ser atribuídas. Por último, a partir de uma análise comparativa com os registros de Silva (2012), Kreidler (2004) e Mendes (2013), verificamos que, aparentemente, os falantes brasileiros de inglês utilizam o tepe alveolar em ambientes de produção semelhantes aos observados em falantes nativos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Araujo Mendes, Universidade Federal de Uberlândia (Linguística, mestrando) Universidade Federal de Minas Gerais (Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, especialista) Universidade Estadual de Montes Claros (Letras-Inglês, licenciado)

Graduado em Letras - Inglês pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013), especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor do curso de Letras - Português/Inglês na Universidade de Uberaba e professor de língua inglesa no CNA Idiomas e Pré-Vestibular FOCO. Faz parte do programa de formação continuada de professores da Universidade de Toronto. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

19-12-2018

Edição

Seção

Artigos