ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139Palavras-chave:
Lung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção.
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