ASPECTOS DE UM MÉTODO PEDAGÓGICO PARA O LUNG’IE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p116-139

Palavras-chave:

Lung’Ie. Línguas crioulas. Línguas minoritárias. São Tomé e Príncipe. Ensino. Gramática.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o método pedagógico do lung’Ie (AGOSTINHO, 2015; AGOSTINHO; ARAUJO, 2021a), língua crioula de base lexical portuguesa falada por menos de 200 pessoas na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. A língua tem sido ensinada nas escolas do Príncipe da pré-escola até a 11ª classe como disciplina optativa desde 2009, e como obrigatória desde 2016, mas há poucos materiais didáticos para seu ensino. Ademais, discutirei o papel da linguística formal aplicada ao ensino de línguas em situação minoritária na escola, tomando por base o caso do lung’Ie, que se configura como uma língua pouco descrita e em perigo de extinção.

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Biografia do Autor

Ana Lívia Agostinho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. É professora de Linguística do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC na área Teoria e Análise Linguística - Linhas de Pesquisa: Fonética e Fonologia das Línguas Naturais e Contato Variação e Mudança. 

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Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Ensino de gramática(s) na educação básica