GRAMÁTICA NA ESCOLA: O ENSINO DE REGÊNCIA VERBAL COM APOIO DA SOCIOLINGUÍSTICA E DA TEORIA GERATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p095-115

Palavras-chave:

BNCC, Regência verbal, Sociolinguística, Teoria Gerativa.

Resumo

A aula de Língua Portuguesa (LP) compreende os mais variados temas nas mais variadas estruturas linguísticas. A progressão da complexidade na fala e na escrita deve estar pautada na relação entre as experiências linguísticas do aluno, a investigação individual/coletiva e o conhecimento das regras e normas e de suas exceções, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia adotada deve desenvolver a pesquisa e a formulação de questões e hipóteses, promovendo, ao mesmo tempo, a construção da argumentação, além de trabalhar outras competências e habilidades – interpretação, capacidade de referenciação, intuição, organização lógica e estrutural. Para o ensino da regência verbal, abordagens como a Sociolinguística e a Teoria Gerativa têm muito a oferecer no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm como base o uso real da língua e reconhecem a competência e a intuição do falante como estratégia para a compreensão da estrutura do português, atuando nas escolhas que ele pode fazer ao usar sua língua, adequando-a à situação e ao contexto em que está inserido. Neste artigo, nos propusemos a trazer os principais objetivos da disciplina de LP na BNCC, com foco na regência verbal. Nosso ponto de partida é a língua em uso em textos autênticos, para, então, serem inseridos os conceitos de norma e suas diferentes regras. Por fim, apresentamos nossas propostas como sequência de complexidade no ensino, em etapas que se iniciam no 6º ano do Ensino Fundamental II, bem como compartilhamos uma atividade que prevê o ensino de regência verbal para o Ensino Médio, vinculado a outras habilidades linguísticas.

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Biografia do Autor

Fernanda Lima Jardim Miara, Universidade do Sul de Santa Catarina

É graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística desta mesma universidade, com ênfase na área de Sociolinguística e Dialetologia. Foi co-orientada no Programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Lisboa, entre setembro de 2015 e fevereiro de 2016. Tem experiência como professora/tutora no curso de Letras Português, em diversas disciplinas, na modalidade a distância (EAD/UFSC), como professora de português/língua estrangeira na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e também na Educação Básica (Prefeitura Municipal de São José, Rede privada de Florianópolis e Estado de Santa Catarina).

Maria Amália Carneiro Büchele, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Habilitação Em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002); Mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Doutorado em Teoria da Modernidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Atualmente é Professora de instituições Privadas de ensino (Escolas de EM). 
Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Vestibular, Enem, Literatura, Redação, Língua Portuguesa e Teatro.

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Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Ensino de gramática(s) na educação básica