JORNALISMO PARTICIPATIVO: O LEITOR COMO ELEMENTO ATIVO NOS SITES NOTICIOSOS

Autores

  • Marta Eymael Garcia Scherer UFSC
  • Saraga Schiestl

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n3p271-295

Palavras-chave:

Comunicação, Linguagens

Resumo

A popularização da Internet e dos meios eletrônicos promove diversas mudanças na forma de se fazer jornalismo. Com o estabelecimento dos canais de informação dentro de sites da rede mundial de computadores aparece um novo 'repórter': o cidadão comum, aquele que deseja manifestar alguma problemática de seu cotidiano. Analisar esta nova forma de  passar informação, intitulada jornalismo participativo ou jornalismo cidadão, é ao que esse artigo se propõe. Como objeto de estudo foram escolhidos  os canais brasileiros de jornalismo participativos dos portais IG e Terra, respectivamente  Minha Noticia e vc repórter. A proposta desta comunicação é analisar quem é este cidadão repórter e como o jornalista deve agir ao receber esta matéria, advinda de uma pessoa que não possui o menor conhecimento sobre as "regras da arte" do fazer jornalístico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Eymael Garcia Scherer, UFSC

Doutoranda em Teoria Literária e Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, é bacharel em Comunicação Social - habilitação Jornalismo - também pela Federal de Santa Catarina. Atualmente bolsista CNPq, é professora licenciada do corpo docente da Universidade do Sul de Santa Catarina, no Curso de Comunicação Social, Jornalismo.

Saraga Schiestl

Bacharel em Comunicação Social - habilitação Jornalismo, tendo concluído o curso em 2008/2 na Universidade do Sul de Santa Catarina

Downloads

Publicado

11-10-2010

Como Citar

Scherer, M. E. G., & Schiestl, S. (2010). JORNALISMO PARTICIPATIVO: O LEITOR COMO ELEMENTO ATIVO NOS SITES NOTICIOSOS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 3(3), 271–295. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2009v3n3p271-295

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.