O CORPO E AS DIMENSÕES DO SENTIDO: UM OLHAR SOBRE A PERFORMANCE DA DANÇA BATE-BARRIGA, EM HELVÉCIA, NO SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n2p%25p

Palavras-chave:

Performance, bate-barriga, body, media, Helvécia.

Resumo

Os processos de significação são articulados a partir de uma intrincada relação entre códigos, culturas e linguagens em permanente reiteração. Nesse viés, consideramos o corpo como importante vetor na produção de sentidos, ao passo que buscamos discutir em que medida nele e, a partir dele, as trocas simbólicas são operadas. De modo mais pontual, procuramos refletir sobre o corpo como espaço de significação, a partir da análise da performance da dança-bate barriga, realizada pelos foliões de Helvécia, no sul da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pereira Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É graduado em Letras vernáculas pela Uneb; atualmente cursa mestrado em Letras: cultura, educação e linguagens pela Uesb.

Marcus Antônio Assis Lima, Professor adjunto da Uesb

Pós-Doutorado em Comunicação pela University of London Goldsmiths, College, Inglaterra.Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Downloads

Publicado

30-10-2017

Como Citar

Aguiar, D. P., & Lima, M. A. A. (2017). O CORPO E AS DIMENSÕES DO SENTIDO: UM OLHAR SOBRE A PERFORMANCE DA DANÇA BATE-BARRIGA, EM HELVÉCIA, NO SUL DA BAHIA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(2), 547–561. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n2p%p

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.