NÊMESE DA TECNOLOGIA

O ARTISTA DE MCLUHAN COMO ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO

Autores

Resumo

Este artigo analisa de que maneira Marshall McLuhan relaciona comunicação e artes no livro Understanding Media: The Extensions of Man (1964), traduzido no Brasil como os meios de comunicação como extensões do homem. Uma das mais importantes obras sobre a cultura contemporânea da segunda metade do século XX, o livro constrói a figura do artista como personagem privilegiado na condução das transformações sensórioperceptivas da sociedade, tal como um especialista em comunicação, capaz de neutralizar as violências da tecnologia. Da televisão às tecnodiversidades, será colocada em questão a implicação do livro para a produção artística com base nas tecnologias da comunicação, diante de debates contemporâneos sobre os sentidos de modernidade e humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Dickstein, UFRJ

Graduada em Jornalismo pela ECO/UFRJ, mestre em Sociologia (com concentração em Antropologia) pelo PPGSA/UFRJ e doutora em Letras pela PUC-Rio, com estágio de doutorado na Universidade de Princeton (bolsa Capes/Fulbright). Foi professora no Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF e da Escola de Comunicação da UFRJ. Autora do livro “O Brasil de Jack Smith: arte queer, tropicalista e underground” (Eduerj, 2024), semifinalista do Jabuti Acadêmico (categoria Artes).

Downloads

Publicado

09-09-2025

Como Citar

Dickstein, A. G. (2025). NÊMESE DA TECNOLOGIA: O ARTISTA DE MCLUHAN COMO ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 19(1), 110–127. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11902