LONDRES LITERÁRIA
UM PALCO MUNDI
Resumo
Este texto propõe um panorama diacrônico acerca da literatura situada na cidade de Londres, desde a Idade Média até a contemporaneidade, com o intuito de compor uma cartografia que confunde o real e o imaginário; a concretude urbana e a fantasia. Para alcançar esse objetivo, até pela largueza do escopo, recorremos a um recorte especialmente marcado pelo entrecruzamento entre o que é definido pelo cânone e os caminhos tortuosos da singularidade pessoal. Nesse diálogo, foi trazida à discussão, uma leitura de Cidades Invisíveis, do escritor italiano Ítalo Calvino, além de teóricos como Watt (2010), Bloom (1994), Williams (1984), Eco (1994), Carpeaux (2008), D’Onofrio (2000) e Weise (2017). Como resultado, fica evidente a relevância do espaço da cidade, bem como seu corpo social, como palco plural e multifacetado onde os dramas humanos tomam as mais diversas formas em produtos culturais que determinam a conformação nem sempre definida entre o figurado e o histórico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.