LONDRES LITERÁRIA
UM PALCO MUNDI
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n02p098-109Resumo
Este texto propõe um panorama diacrônico acerca da literatura situada na cidade de Londres, desde a Idade Média até a contemporaneidade, com o intuito de compor uma cartografia que confunde o real e o imaginário; a concretude urbana e a fantasia. Para alcançar esse objetivo, até pela largueza do escopo, recorremos a um recorte especialmente marcado pelo entrecruzamento entre o que é definido pelo cânone e os caminhos tortuosos da singularidade pessoal. Nesse diálogo, foi trazida à discussão, uma leitura de Cidades Invisíveis, do escritor italiano Ítalo Calvino, além de teóricos como Watt (2010), Bloom (1994), Williams (1984), Eco (1994), Carpeaux (2008), D’Onofrio (2000) e Weise (2017). Como resultado, fica evidente a relevância do espaço da cidade, bem como seu corpo social, como palco plural e multifacetado onde os dramas humanos tomam as mais diversas formas em produtos culturais que determinam a conformação nem sempre definida entre o figurado e o histórico.
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