A TRAJETÓRIA DA PERSONAGEM URUBU NO QUADRINHO GUAJARÁ E O TURISTA DO SU

UM ESTUDO A PARTIR DA JORNADA DO HERÓI

Autores

Resumo

O propósito deste trabalho consiste em analisar a jornada do Urubu na narrativa em quadrinhos Guajará e o turista do Su, presente na compilação Vero-Pexe e sua turma, de 1989, escrita por Luiz Paulo Jacob e Gabriel de Jesus, ambientada em Belém do Pará. Como recurso teórico metodológico utilizamos as reflexões de Campbell (2005) acerca do monomito para contrastar com a trajetória do protagonista; as análises de Rosenfeld (1981) sobre a construção da personagem; e as contribuições de Postema (2018) para compreender a estrutura narrativa do quadrinho e seu impacto na HQ em estudo. Compreendemos que o personagem Guajará desempenha o papel de anti-herói nos quadrinhos paraenses, conforme os elementos que o constituem, como os acessórios, os interesses e, sobretudo, o vínculo com a feira do Ver-o-Peso, destino da sua aventura para a diversão e a vadiagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Aline da Silva de Sousa, UFPA/PPGCOM

Doutoranda em Comunicação, Cultura e Amazônia, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Mestra em Linguagens e Saberes na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, da Universidade Federal do Pará, e  graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará.

Marina Ramos Neves de Castro, ILC/UFPA

Professora da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA, da Universidade Federal do Pará. Mestre em Artes pelo PPGArtes, do Instituto de Ciências das Artes e mestre em Estudos das Sociedades Latino Americanas - Opção Comunicação, pela Université de la Sorbonne Nouvelle.

Downloads

Publicado

09-10-2024

Como Citar

da Silva de Sousa, E. A., & Ramos Neves de Castro, M. (2024). A TRAJETÓRIA DA PERSONAGEM URUBU NO QUADRINHO GUAJARÁ E O TURISTA DO SU: UM ESTUDO A PARTIR DA JORNADA DO HERÓI . Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(02), 046–061. Recuperado de https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/11791