JORNALISMO E NARRATIVA TRANSMIDIÁTICA – DIÁLOGO ENTRE REPORTAGEM, CRÔNICA E CONTO

Autores

  • Carlos Pernisa Júnior UFJF (Primeiro autor do artigo)
  • Marco Aurelio Reis Professor do curso de Jornalismo e pesquisador bolsista do Programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (RJ),líder do Grupo de Pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias (UFJF/Unesa-RJ). Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ.
  • Claúdia de Albuquerque Thomé UFJF / PPGCom UFJF

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p093-111

Palavras-chave:

Jornalismo. Narrativa Transmidiática. Crônica.

Resumo

Há cerca de um década, com a discussão de Henry Jenkins sobre narrativa transmidiática (2009), começou-se a se falar de jornalismo transmidiático mais intensamente, numa referência ao trabalho desse autor que se adaptaria ao cenário jornalístico. Os estudos neste sentido avançaram e foram feitas, desde então, tentativas de se produzir reportagens que se caracterizassem por trabalhar com essa abordagem em sua essência. Com o presente estudo epistemológico, pensa-se em tratar da questão sob o prisma não só da caracterização da narrativa transmidiática, mas também sob o ponto de vista literário, buscando verificar como a base narrativa pode apresentar possibilidades transmidiáticas. Leva-se em conta, também, as características da reportagem e de suas relações com a literatura, no chamado jornalismo literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Pernisa Júnior, UFJF (Primeiro autor do artigo)

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Juiz de Fora e membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídia Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia digital, jornalismo, cinema e imagem.

Marco Aurelio Reis, Professor do curso de Jornalismo e pesquisador bolsista do Programa de Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá (RJ),líder do Grupo de Pesquisa Narrativas Midiáticas e Dialogias (UFJF/Unesa-RJ). Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ.

Jornalista formado pela Escola de Comunica

Claúdia de Albuquerque Thomé, UFJF / PPGCom UFJF

Professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFJF, é líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Narrativas midiáticas e dialogias, integra a Rede de Pesquisadores de Telejornalismo (Rede Telejor) e é membro do Grupo de Pesquisa/CNPq Estéticas de Fim de Século, da UFRJ. Jornalista graduada pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestre em Comunicação e Cultura também pela ECO/UFRJ (2005), é doutora em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Faculdade de Letras da UFRJ (2012). Autora do livro "Literatura de ouvido: crônicas do cotidiano pelas ondas do rádio"(2015), tem como principal foco de pesquisa o estudo da narrativa, sobretudo da crônica, na interação do jornalismo com produções ficcionais. Tem experiência em reportagem de TV, rádio e jornal, em assessoria de comunicação e em edição de suplemento. Trabalhou como repórter e produtora em rádio e atuou como repórter especial em jornais impressos do Rio de Janeiro, com ênfase na cobertura política. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Jornalismo (integral e noturno) da Facom/UFJF.

Downloads

Publicado

23-04-2020

Como Citar

Pernisa Júnior, C., Aurelio Reis, M., & de Albuquerque Thomé, C. (2020). JORNALISMO E NARRATIVA TRANSMIDIÁTICA – DIÁLOGO ENTRE REPORTAGEM, CRÔNICA E CONTO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(1), 093–111. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n1p093-111

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.