CIÊNCIA EM SALA DE AULA: UMA REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA OBRA “ARTEFATOS EM GRAMÁTICA: IDEIAS PARA AULAS DE LÍNGUA”, DE PIRES DE OLIVEIRA E QUAREZEMIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p140-145

Palavras-chave:

Linguística, Educação, Língua Portuguesa, Ensino básico, Educação científica.

Resumo

Esta resenha aborda o e-book Artefatos de gramática: ideias para aulas de língua, organizado pelas professoras Roberta Pires de Oliveira e Sandra Quarezemin. O material é resultado de trabalhos realizados a partir de uma extensão realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e contou com sete projetos que exibem artefatos em gramática que podem ser praticados em contexto escolar, constituindo-se ideias para professores aplicarem e replicarem com seus estudantes. Nesta resenha, apontamos os pontos principais de cada capítulo, relacionando-os à nossa perspectiva teórica, que parte da Teoria e Análise Linguística. Avaliamos o e-book como uma ferramenta muito favorável ao trabalho com a língua portuguesa sob a perspectiva científica – portanto, uma ótima leitura para professores de Língua Portuguesa e todos aqueles interessados em propostas metodológicas que entendam a língua por esse viés.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Emília Krieck, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vinculada ao Núcleo de Estudos Gramaticais (UFSC).

Vitor Hochsprung, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista CNPq. Licenciado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Vinculado ao Núcleo de Estudos Gramaticais (UFSC).

Humberto Borges, Universidade Federal de Jataí/Universidade Federal de Santa Catarina

Professor adjunto de Linguística e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Jataí (UFJ; antiga Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí) desde 2020. É doutor em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB; 2014-2019), com estágio de pesquisa doutoral de um ano no Department of Linguistics da University of Michigan (2016) e cursos de verão em linguística na University of Crete (2017). Tem pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/Capes-Print 2019-2020). Seus interesses de pesquisas centram-se, principalmente, no estudo da sintaxe do português brasileiro sob o viés da linguística gerativa, da linguística histórica e diacrônica, da linguística de contato e da linguística de corpus.

Downloads

Publicado

08-11-2021

Edição

Seção

Ensino de gramática(s) na educação básica