A expansão da língua portuguesa: algumas reflexões a partir do contexto espanhol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p86-100

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Internacionalização, Contexto espanhol, Formação, Aprendizagem.

Resumo

Nesse artigo são apresentadas algumas reflexões sobre a expansão da língua portuguesa observadas a partir da perspectiva do contexto espanhol e o papel das universidades no processo. Como membro participante da Eurozona, o país ibérico sofreu com as consequências resultantes da crise financeira que impactou o mundo entre 2008 e 2013, especificamente por ver a evolução de seu processo interno provocar a fuga ao exterior de jovens cérebros e acelerar a internacionalização das empresas e universidades. Como um dos destino mais preferidos foi o Brasil, esse movimento provocou um crescimento no interesse por aprender a língua portuguesa e os diversos aspectos de sua cultura. Como consequência, as universidades tiveram suas rotinas alteradas para atender às novas necessidades da agitação mundial, não só por conta da formação de profissionais para o ensino de português como língua estrangeira (PLE), mas também para elaborar projetos que atendessem o vigente processo de internacionalização e mobilização de pesquisadores e estudantes, além do público social imigrante, vítimas dos eventos sucessivos após o advento da globalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egisvanda Isys de Almeida Sandes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara – SP

Doutora em Fonética e Fonologia do espanhol.

Rosemeire Selma Monteiro-Plantin, Universidade Federal do Ceará (UFC), Benfica, Fortaleza – CE

Docente. Doutora em Psicolinguística.

Downloads

Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos