A expansão da língua portuguesa: algumas reflexões a partir do contexto espanhol
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p86-100Palavras-chave:
Língua portuguesa, Internacionalização, Contexto espanhol, Formação, Aprendizagem.Resumo
Nesse artigo são apresentadas algumas reflexões sobre a expansão da língua portuguesa observadas a partir da perspectiva do contexto espanhol e o papel das universidades no processo. Como membro participante da Eurozona, o país ibérico sofreu com as consequências resultantes da crise financeira que impactou o mundo entre 2008 e 2013, especificamente por ver a evolução de seu processo interno provocar a fuga ao exterior de jovens cérebros e acelerar a internacionalização das empresas e universidades. Como um dos destino mais preferidos foi o Brasil, esse movimento provocou um crescimento no interesse por aprender a língua portuguesa e os diversos aspectos de sua cultura. Como consequência, as universidades tiveram suas rotinas alteradas para atender às novas necessidades da agitação mundial, não só por conta da formação de profissionais para o ensino de português como língua estrangeira (PLE), mas também para elaborar projetos que atendessem o vigente processo de internacionalização e mobilização de pesquisadores e estudantes, além do público social imigrante, vítimas dos eventos sucessivos após o advento da globalização.
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