CONCEPÇÕES E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE LÍNGUAS NA EAD

Autores

  • Angélica Ilha Gonçalves Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Tereza Nunes Marchesan Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p086-100

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Língua. Teses e dissertações. Educação a Distância.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar qual(is) seria(m) a(s) concepção(ões) de língua/linguagem adotada(s) em teses e dissertações brasileiras que apresentam como tema o ensino e/ou a aprendizagem de línguas na educação a distância. Para tanto, foram selecionados, a partir de critérios pré-estabelecidos, 9 trabalhos (2 teses e 7 dissertações) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), defendidos entre os anos de 2008 e 2015. Pelo seu caráter sintetizador e por ser uma parte relevante para a apresentação e a compreensão da pesquisa desenvolvida, os resumos compuseram o corpus deste trabalho. A partir da sua análise, foi possível verificar que nem todos apresentam nesse componente a concepção que será adotada e, os que esclarecem essa noção, baseiam-se em perspectivas que consideram a relevância da interação para a aprendizagem ou o ensino de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Ilha Gonçalves, Universidade Federal de Santa Maria

Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). É especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Estrangeira, pelo Grupo Educacional Uninter e especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestra em Letras: Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Atuou como professora tutora e formadora no curso de Letras Espanhol EaD/UAB/UFSM, lecionou no Curso de Espanhol para Viagens do Centro de Ensino e Pesquisa de Línguas Estrangeiras Instrumentais (Cepesli) e no Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa, em Timor-Leste. Atualmente, é professora estadual, lecionando a disciplina de Língua Espanhola no ensino médio e participa de grupos de estudos sobre português e espanhol como línguas estrangeiras no Cepesli/UFSM.

Maria Tereza Nunes Marchesan, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005); Pós-doutorado na Texas A&M University (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação e desenvolve pesquisa nas áreas de formação de professores, material didático, ensino aprendizagem de LE e avaliação da aprendizagem.

Downloads

Publicado

15-07-2019

Como Citar

Gonçalves, A. I., & Marchesan, M. T. N. (2019). CONCEPÇÕES E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE LÍNGUAS NA EAD. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(1), 086–100. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p086-100

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.