CONCEPÇÕES E CIRCULAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE LÍNGUAS NA EAD
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n1p086-100Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem. Língua. Teses e dissertações. Educação a Distância.Resumo
Este trabalho tem por objetivo investigar qual(is) seria(m) a(s) concepção(ões) de língua/linguagem adotada(s) em teses e dissertações brasileiras que apresentam como tema o ensino e/ou a aprendizagem de línguas na educação a distância. Para tanto, foram selecionados, a partir de critérios pré-estabelecidos, 9 trabalhos (2 teses e 7 dissertações) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), defendidos entre os anos de 2008 e 2015. Pelo seu caráter sintetizador e por ser uma parte relevante para a apresentação e a compreensão da pesquisa desenvolvida, os resumos compuseram o corpus deste trabalho. A partir da sua análise, foi possível verificar que nem todos apresentam nesse componente a concepção que será adotada e, os que esclarecem essa noção, baseiam-se em perspectivas que consideram a relevância da interação para a aprendizagem ou o ensino de línguas.
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