FILME COMO PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O USO DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p333-347Palavras-chave:
Filme, Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira, Ensino de Língua Inglesa.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar e refletir acerca da utilização de filmes como estratégia de ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira. Este estudo é integrante das atividades propostas na disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa IV realizada no oitavo semestre do curso de Letras da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Neste artigo, são analisadas quatro aulas de uma hora cada, em uma escola de idiomas na cidade de Blumenau – SC. Considera-se a importância deste artigo como objeto de análise que pode contribuir para o aprimoramento de estratégias e métodos de ensino de Língua Estrangeira por meio de filmes legendados em língua estrangeira. Os resultados desta análise indicam que o trabalho com filmes como estratégia de ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira pode ser uma importante ferramenta para trabalhar com as habilidades de listening e writing, usando estratégias orais e visuais. As análises assinalam que a motivação foi um fator que influenciou no desempenho dos alunos, pois a estratégia de ensino ora tratada conseguiu aproximar o ensino ao cotidiano e à realidade dos alunos. Aponta-se, então, para a necessidade de constante reflexão dos professores acerca de novas teorias e estratégias de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.