A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194

Palavras-chave:

Motivação Profissional, Professores cearenses e piauienses, Língua Espanhola.

Resumo

A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.

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Biografia do Autor

Glauber Lima Moreira, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina – PI

Docente. Doutor em Traducción y Ciencias del Lenguaje.

Valdecy de Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará (UFC), Benfica, Fortaleza – CE

Docente. Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL).

Livya Lea de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Benfica, Fortaleza – CE

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Lingüística.

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Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos