A motivação profissional dos professores de língua espanhola nos estados do Ceará e Piauí: uma análise após a revogação da lei 11.161/2005
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p179-194Palabras clave:
Motivação Profissional, Professores cearenses e piauienses, Língua Espanhola.Resumen
A motivação de um(a) professor(a) como profissional na área de ensino de língua espanhola pode refletir nas suas ações, metodologias, estratégias de ensino e aprendizagem de seus alunos. Nesse contexto, considerando que a revogação da lei de obrigatoriedade da oferta de espanhol no Brasil, este artigo busca investigar as atuais motivações de professores de espanhol dos Estados do Ceará e do Piauí acerca dessa língua e das perspectivas para o seu ensino nos estados antes mencionado. Para tanto, baseia-se em estudos sobre motivação, situados na área de Linguística Aplicada. Além disso, para a obtenção dos dados, parte-se da observação direta extensiva, mediante a aplicação de questionário com professores de espanhol da rede pública estadual e/ou escolas de idiomas. Como resultado, averiguamos que a maioria dos professores investigados opta por valorizar o ensino e a oferta desta língua na rede estadual de ensino, portanto, não se mostram favoráveis à exclusão da disciplina de espanhol do currículo escolar por uma questão política e sem a devida discussão com os profissionais da área.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.