EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547Palavras-chave:
Movimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais.Resumo
O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo traz à cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2016 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo e contação de histórias. Como recorte principal, encontram-se depoimentos dos professores de Educação Infantil e Básica que participaram das oficinas em 2016/1 intitulada “Movimento e Expressividade na Contação de Histórias”. Tal atividade atingiu público direto de 82 professores de Indaial e Jaraguá do Sul e um público indireto de 4.723 composto pelos alunos dos professores que cursaram as oficinas. Foram trabalhados os benefícios do movimento na qualidade de vida de professores e alunos, o gesto cênico, criação e elaboração de cenas na contação de histórias, exercícios de ação e reação. Tais dinâmicas possibilitam a democratização da cultura e viabilizam o acesso a bens simbólicos, bem como, proporcionam ampliar o conhecimento da linguagem cênica de professores e alunos. Os instrumentos de avaliação das ações do projeto foram efetuados através de protocolos, relatórios lúdicos, depoimentos orais e escritos, bem como, descrição de sensações. A avaliação investiga o alcance dos objetivos e de que maneira as atividades pedagógicas realizadas podem refletir na prática docente do participante. Amparados no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico/cultural, estimulo à interdisciplinaridade desenvolvendo um maior conhecimento corporal e do espaço cênico que por sua vez reflete positivamente na práxis pedagógica do professor.
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