EXPRESSÃO E MOVIMENTO & CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO VALE DO ITAJAÍ/SC
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2016v10n3p534-547Keywords:
Movimento. Expressividade. Dança. Teatro. Jogos Teatrais.Abstract
O estudo apresenta como objetivo efetuar um trabalho de mediação cênica a fim de garantir a qualificação de processos de ensino e aprendizagem em artes cênicas por meio de oficinas de jogos teatrais, dança e movimento, ofertadas aos professores de Educação Infantil e Básica vinculados às Secretarias de Educação conveniadas com o Programa Institucional Arte na Escola (PIAE), polo FURB- Blumenau/SC. Assim sendo, o locus de investigação foi o projeto de extensão universitária “O jogo teatral na escola”, vinculado ao PIAE. O referido projeto iniciou em 2011 e oferece formação continuada. O artigo traz à cena a trajetória percorrida e resultados alcançados entre 2011 e 2016 onde foram oferecidas oficinas de jogos teatrais, identidade corporal, percussão corporal, movimento e ritmo e contação de histórias. Como recorte principal, encontram-se depoimentos dos professores de Educação Infantil e Básica que participaram das oficinas em 2016/1 intitulada “Movimento e Expressividade na Contação de Histórias”. Tal atividade atingiu público direto de 82 professores de Indaial e Jaraguá do Sul e um público indireto de 4.723 composto pelos alunos dos professores que cursaram as oficinas. Foram trabalhados os benefícios do movimento na qualidade de vida de professores e alunos, o gesto cênico, criação e elaboração de cenas na contação de histórias, exercícios de ação e reação. Tais dinâmicas possibilitam a democratização da cultura e viabilizam o acesso a bens simbólicos, bem como, proporcionam ampliar o conhecimento da linguagem cênica de professores e alunos. Os instrumentos de avaliação das ações do projeto foram efetuados através de protocolos, relatórios lúdicos, depoimentos orais e escritos, bem como, descrição de sensações. A avaliação investiga o alcance dos objetivos e de que maneira as atividades pedagógicas realizadas podem refletir na prática docente do participante. Amparados no referencial teórico de Spolin, Bourdieu e Marques os dados indicam a ampliação do repertório artístico/cultural, estimulo à interdisciplinaridade desenvolvendo um maior conhecimento corporal e do espaço cênico que por sua vez reflete positivamente na práxis pedagógica do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.