COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011

Autores

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Prof. Dr.Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Comunicação Social- DCOS Curso de Publicidade e Propaganda Twitter: Matheus Felizola Facebook: Matheus Pereira Mattos Felizola Whatsapp: Matheus Felizola MSN: matheusfelizola@infonet.com.br Email: matheus.felizola.marketing@gmail.com
  • Fernando Bastos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ambientalismo. Novos Movimentos Sociais. Desenvolvimento Sustentável. ONGs. OSCIPs.

Resumo

A pesquisa em questão teve por objetivo principal estudar o surgimento, o papel, e as possibilidades de reivindicação dos movimentos ambientalistas sergipanos, perpassando por uma análise entre o período de 1992 e 2011. Os procedimentos metodológicos focaram a pesquisa bibliográfica, análise detalhada de nove “movimentos” selecionados e entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com atores sociais ligados ao tema. Como conclusão, observou-se que o ambientalismo em Sergipe, desde o seu surgimento, esteve associado ao resgate da consciência com relação ao meio ambiente, no combate a problemas de degradações locais, e na busca por uma legitimidade da opinião pública. Embora os movimentos ambientais tenham recebido, em alguns momentos, a atenção da mídia de massa, o movimento não conseguiu sair de nichos específicos e atingir uma parcela mais representativa da sociedade.

Palavras-chave: Comunicação, Novos Movimentos Sociais, Desenvolvimento Sustentável, ONGs e OSCIPs

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Bastos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Orientador, vinculado ao doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

21-12-2012

Como Citar

Felizola, M. P. M., & Costa, F. B. (2012). COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 6(1), 023–038. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.