COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038Palavras-chave:
Palavras-chave, Ambientalismo. Novos Movimentos Sociais. Desenvolvimento Sustentável. ONGs. OSCIPs.Resumo
A pesquisa em questão teve por objetivo principal estudar o surgimento, o papel, e as possibilidades de reivindicação dos movimentos ambientalistas sergipanos, perpassando por uma análise entre o período de 1992 e 2011. Os procedimentos metodológicos focaram a pesquisa bibliográfica, análise detalhada de nove “movimentos” selecionados e entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com atores sociais ligados ao tema. Como conclusão, observou-se que o ambientalismo em Sergipe, desde o seu surgimento, esteve associado ao resgate da consciência com relação ao meio ambiente, no combate a problemas de degradações locais, e na busca por uma legitimidade da opinião pública. Embora os movimentos ambientais tenham recebido, em alguns momentos, a atenção da mídia de massa, o movimento não conseguiu sair de nichos específicos e atingir uma parcela mais representativa da sociedade.
Palavras-chave: Comunicação, Novos Movimentos Sociais, Desenvolvimento Sustentável, ONGs e OSCIPs
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.