COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011

Auteurs-es

  • Matheus Pereira Mattos Felizola Prof. Dr.Matheus Pereira Mattos Felizola Universidade Federal de Sergipe - UFS Departamento de Comunicação Social- DCOS Curso de Publicidade e Propaganda Twitter: Matheus Felizola Facebook: Matheus Pereira Mattos Felizola Whatsapp: Matheus Felizola MSN: matheusfelizola@infonet.com.br Email: matheus.felizola.marketing@gmail.com
  • Fernando Bastos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038

Mots-clés :

Palavras-chave, Ambientalismo. Novos Movimentos Sociais. Desenvolvimento Sustentável. ONGs. OSCIPs.

Résumé

A pesquisa em questão teve por objetivo principal estudar o surgimento, o papel, e as possibilidades de reivindicação dos movimentos ambientalistas sergipanos, perpassando por uma análise entre o período de 1992 e 2011. Os procedimentos metodológicos focaram a pesquisa bibliográfica, análise detalhada de nove “movimentos” selecionados e entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com atores sociais ligados ao tema. Como conclusão, observou-se que o ambientalismo em Sergipe, desde o seu surgimento, esteve associado ao resgate da consciência com relação ao meio ambiente, no combate a problemas de degradações locais, e na busca por uma legitimidade da opinião pública. Embora os movimentos ambientais tenham recebido, em alguns momentos, a atenção da mídia de massa, o movimento não conseguiu sair de nichos específicos e atingir uma parcela mais representativa da sociedade.

Palavras-chave: Comunicação, Novos Movimentos Sociais, Desenvolvimento Sustentável, ONGs e OSCIPs

 

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Fernando Bastos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte,

Orientador, vinculado ao doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-21

Comment citer

Felizola, M. P. M., & Costa, F. B. (2012). COMUNICAÇÃO, MARKETING E MOVIMENTOS SOCIAIS - AS NUANCES DA COMUNICAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL EM SERGIPE – 1992-2011. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 6(1), 023–038. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2012v6n1p023-038

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.