O CURRICULO DE ENSINO MEDIO NA ARGENTINA: UM ESTUDO DO COLÉGIO GYMNASIUM

Autores

  • Nancy Filomena Fontana Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Adolfo Ramos Lamar Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p168-191

Palavras-chave:

Educação. Currículo. Ensino Médio e Argentina.

Resumo

RESUMO 

 

O presente artigo visa abordar o currículo de uma escola de ensino médio na Argentina. Os autores do artigo defendem o aumento do conhecimento de países tão próximos como são Argentina e Brasil. Historicamente, os dois países tiveram a intenção de aproximação, por diversas formas e interesses, como também se encontram trabalhos de pesquisa que abordam assuntos que se referem aos países citados, embora estas produções se restrinjam ao âmbito acadêmico, sem conhecimento na esfera educacional ao nível fundamental e médio. Também, o artigo parte da relevância de conhecer as teorias pedagógicas em que se baseia o Ensino Médio na Argentina e outros países latinoamericanos. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica e a experiência de visitas realizadas ao Colégio Gymnasium de Ensino Médio em Tucumán, Argentina. Na pesquisa se constatou que a construção curricular do Colégio Gymnasium é de cunho humanista, apesar de pequenas adaptações sempre dirigidas para melhorar sua inserção na sociedade. O colégio tenta formar cidadãos críticos para a vida em sociedade, praticando, uma educação que considera aspectos tanto éticos e morais quanto intelectuais. Nela prevalece a crença de que ensinar o conteúdo escolar não é suficiente para o sucesso profissional e pessoal.

 

 

Palavras-chave: Educação, Currículo, Ensino Médio e Argentina.

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Biografia do Autor

Nancy Filomena Fontana, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Professora de Língua Espanhola (Univali), Especialista em Língua Espanhola (UIMP/CERVANTES España), Qualidade na Comunicação (FURB), Mestre em Educação (FURB).

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Publicado

20-12-2013

Edição

Seção

Artigos