O CURRICULO DE ENSINO MEDIO NA ARGENTINA: UM ESTUDO DO COLÉGIO GYMNASIUM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n2p168-191Palabras clave:
Educação. Currículo. Ensino Médio e Argentina.Resumen
RESUMO
O presente artigo visa abordar o currículo de uma escola de ensino médio na Argentina. Os autores do artigo defendem o aumento do conhecimento de países tão próximos como são Argentina e Brasil. Historicamente, os dois países tiveram a intenção de aproximação, por diversas formas e interesses, como também se encontram trabalhos de pesquisa que abordam assuntos que se referem aos países citados, embora estas produções se restrinjam ao âmbito acadêmico, sem conhecimento na esfera educacional ao nível fundamental e médio. Também, o artigo parte da relevância de conhecer as teorias pedagógicas em que se baseia o Ensino Médio na Argentina e outros países latinoamericanos. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica e a experiência de visitas realizadas ao Colégio Gymnasium de Ensino Médio em Tucumán, Argentina. Na pesquisa se constatou que a construção curricular do Colégio Gymnasium é de cunho humanista, apesar de pequenas adaptações sempre dirigidas para melhorar sua inserção na sociedade. O colégio tenta formar cidadãos críticos para a vida em sociedade, praticando, uma educação que considera aspectos tanto éticos e morais quanto intelectuais. Nela prevalece a crença de que ensinar o conteúdo escolar não é suficiente para o sucesso profissional e pessoal.
Palavras-chave: Educação, Currículo, Ensino Médio e Argentina.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.