Formação continuada de professores de línguas estrangeiras da rede pública: contribuições do cinema e da Teoria da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n1p156-178

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de língua estrangeira, Cinema, Teoria da Atividade

Resumo

Na sociedade em que vivemos, o estreitamento do contato entre os povos e o crescente processo de internacionalização do conhecimento têm nos levado a pensar maneiras mais eficientes de aprender, de ensinar, e de aprender a ensinar um idioma estrangeiro, especialmente quando sabemos que aprender outro idioma implica abrir-se para outras culturas, outras formas de agir, pensar e ver o mundo. Tendo em vista essas questões, e considerando estudos que comprovam que o cinema é um instrumento eficaz para o ensino da língua-cultura alvo, o objetivo deste artigo é dar visibilidade aos resultados de uma investigação em nível de doutorado, acerca do uso do cinema como instrumento didático em um curso de formação continuada para professores de língua estrangeira moderna (inglês e espanhol) da rede pública de ensino, considerando que ensinar língua estrangeira por meio do cinema motiva o aprendente (HARLOW; MUYSKENS, 1994), auxilia no desenvolvimento das habilidades comunicativas (STEPHEN, 2001) e estimula o aprendizado autônomo (FIORENTINI, 2002; GARCIA-STEFANI, 2010). No curso com 30 horas de duração foram oferecidos aportes teóricos e práticos que dessem subsídios aos professores para analisarem e prepararem atividades didáticas com conteúdo fílmico. Nesse contexto, foram intensas as interações e trocas de experiências entre os cursistas, de forma que todas as atividades preparadas fossem compartilhadas e analisadas pelo grupo antes de serem aplicadas em sala de aula. Os dados obtidos por meio de questionários, notas de campo e grupo focal foram analisados à luz da Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1978, 1981; VYGOTSKY, 1991; 1993; ENGESTRÖM, 2009, 1999), que reconhece que todos somos fonte do saber e podemos agir de forma colaborativa para ampliar a construção de sentidos. Dessa forma, os protagonistas da pesquisa foram responsáveis pela aprendizagem uns dos outros. Resultados do estudo apontam o cinema como instrumento eficaz e motivador para o ensino de línguas estrangeiras; e a troca de experiências e a interação promovida entre os professores participantes foram importantes na resolução de problemas, contribuindo, efetivamente para sua formação continuada, bem como para o ensino significativo de línguas.

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Biografia do Autor

Viviane Cristina Garcia de Stefani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), São Carlos – SP

Docente. Doutora em Linguística.

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Publicado

07-04-2019

Edição

Seção

Artigos