REDAÇÃO OU PRODUÇÃO TEXTUAL? PROPOSTAS DE ESCRITA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE IRATI, PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n1p167-181Palavras-chave:
Produção escrita, propostas, livros didáticos, professoresResumo
Esta pesquisa, ancorada em Geraldi (1997), Antunes (2003) e Menegassi (2013), procurou analisar se as propostas de produções textuais trabalhadas em um colégio de Irati, Paraná, estão em consonância com os princípios elencados nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, DCEs, (ter o que dizer, razão para dizer, destinatários e adequação ao gênero textual escolhido). Por meio da pesquisa procurou-se obter uma amostragem acerca de como os professores e alunos estão desenvolvendo trabalhos que envolvam a produção escrita na atualidade. A metodologia adotada consistiu na análise de comandos de produção textual de dois livros didáticos adotados pela escola pública analisada e na aplicação de sondagem em duas turmas do 2º. e do 3º. ano, ambas do ensino médio, com um total de 92 alunos investigados. Descobriuse que nem todas as propostas atendem aos preceitos estabelecidos pelas DCEs.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.