A MEMÓRIA AFETIVA NA TELEVISÃO BRASILEIRA NO REVIVAL DO REALITY SHOW“NO LIMITE” (2021)

riscos, desafios e expectativas no retorno ao passado

Autores

  • Valdemir Soares dos Santos Neto Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Mário Abel Bressan Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p082-105

Resumo

Tem-se como objetivo geral deste trabalho verificar como o apelo à memória do telespectador se organiza através do revival de produtos/formatos televisivos. O estudo se delineia a partir do argumento central onde o passado tem se tornado atrativo às indústrias culturais (Huyssen, 2000). Com o fascínio dos reality shows na televisão brasileira, o apelo à memória nestes produtos parece se caracterizar como uma estratégia midiática possível. Inspirado no formato Survivor, o reality show No Limite, produzido pela Rede Globo de Televisão, sucesso nos anos 2000, retorna às telinhas em 2021, com uma edição inédita. Como recorte para análise, o estudo verificou 285 comentários extraídos do anúncio feito pela Rede Globo sobre o retorno do formato televisivo, No Limite. Como considerações da pesquisa, conclui-se que a instrumentalização do passado, operacionalizado sob os diversos formatos televisivos, demonstra ser uma estratégia interessantes às indústrias. Porém, ressaltam-se riscos e desafios inseridos dentro dessa prática de instrumentalização da nostalgia e apelo à memória do telespectador.

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Biografia do Autor

Valdemir Soares dos Santos Neto, Universidade do Sul de Santa Catarina

Valdemir Soares dos Santos Neto é estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina e possui mestrado pelo mesmo programa. É bolseiro pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma entidade governamental brasileira de apoio à pesquisa. Também possui especialização em comunicação, marcas e consumo pela Universidade Anhembi Morumbi. É membro do Grupo de Pesquisa Memória, Afetos e Redes Convergentes. Suas pesquisas abordam os seguintes temas: televisão, memória, nostalgia e cultura da convergência.

Mário Abel Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mário Abel Bressan Júnior é doutor em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Possui mestrado em ciências da linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Mário trabalha como pesquisador e professor nos cursos de comunicação da Universidade do Sul de Santa Catarina. É líder do Grupo de Pesquisa Memória, Afeto e Redes Convergentes.

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Publicado

01-06-2024

Como Citar

Santos Neto, V. S. dos, & Bressan Júnior, M. A. (2024). A MEMÓRIA AFETIVA NA TELEVISÃO BRASILEIRA NO REVIVAL DO REALITY SHOW“NO LIMITE” (2021): riscos, desafios e expectativas no retorno ao passado. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 18(1), 082–105. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2024v18n1p082-105