O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Carla Clauber da Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Portfólio, Arte na Educação.

Resumo

O artigo aqui apresentado tem como objetivo construir um diálogo com o leitor a fim de apontar algumas proposições teóricas e metodológicas para o ensino e aprendizagem da Arte na Educação Básica, em especial sobre o portfólio como possibilidade de avaliação, inserido no currículo. Os estudos têm apontado para uma abertura conceitual, investigadora, metodológica, ético-política, tendo em vista que o atual contexto ainda entende a avaliação como mecanismo de controle, medidas de êxito ou fracasso, embasado em exames e provas. Porém, há que se pensar que a avaliação no contexto contemporâneo, necessita ser um processo compartilhado e democrático com ênfase no desenvolvimento cognitivo, perceptivo e sensível do estudante. O portfólio é um instrumento que se constituiu de diálogo e reflexão sobre os processos de aprender e ensinar. É capaz ainda de concretizar uma avaliação mais justa, significativa, eficaz e principalmente participativa. Rompe também com o conceito de avaliação redutora e fragmentada, sinalizando para uma avaliação narrativa que dá voz aos estudantes, professor, comunidade, dando visibilidade às vivências e saberes singulares e coletivas. O portfólio, elemento integrador de um currículo, privilegia uma integração afetivo-cognitiva, considerando a diversidade da experiência humana e o aprendizado compartilhado

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Carla Clauber da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Professora na Rede Municipal de Educação de Joinville, Santa Catarina; Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí;  Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação – UNIVILLE e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) – UNICAMP.

Downloads

Publicado

18-04-2014

Como Citar

Pillotto, S. S. D., & da Silva, C. C. (2014). O PORTFÓLIO: NARRATIVAS E TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM EM ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(3), 206–217. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p206-217

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.