A CONFIGURAÇÃO DA TELENOVELA NO BRASIL: A SUPERAÇÃO DO MODELO MELODRAMÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n2p177-189Palavras-chave:
Palavras-chave, Telenovela. Ficção. Representação. Folhetim.Resumo
É inegável que a ficção seriada participa ativamente do processo de representação de identidades. Assim, a telenovela, que sempre esteve presente na televisão brasileira e passou a ocupar lugar privilegiado, tanto na programação televisiva, quanto nos estudos acadêmicos, estando a serviço do entretenimento ou do viés emancipatório, responde por um processo de interação e representação diante do cotidiano. Dessa forma, o presente artigo tece considerações acerca da constituição do gênero televisivo de maior sucesso no país, a telenovela. Para tanto, utilizará postulações de Lopes, Borelli, Alencar, Sadek, Hamburger, Távola e outros teóricos que se ocupam de reflexões acerca desse gênero. Acredita-se que este trabalho seja importante devido às especificidades de um gênero considerado híbrido, que tem na literatura e nas manifestações de massa sua gênese. Ademais, estudar a história da telenovela é se debruçar sobre a evolução e os dilemas sócio-históricos e político-econômicos do Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.