O NARRATÁRIO COMO CONFIDENTE: METAFICÇÃO E QUEBRA DA QUARTA PAREDE EM "HOUSE OF CARDS"

Autores

  • Fabiana Piccinin UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Gabriel Steindorff Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p148-160

Palavras-chave:

quarta parede, metaficção, House of Cards, níveis diegéticos

Resumo

A partir da teoria da narrativa, o artigo discute a mudança de relação entre o narrador intradiegético e seu espectador ideal, o narratário. Propõe esta reflexão por meio da reflexão sobre a quebra “quarta parede” que, cria um novo nível narrativo mediante o rompimento com um esquema clássico de narrativa oriundo do teatro e adaptado para o cinema e a Tv. Neste nível, o narrador intradiegético entrega informações exclusivas ao narratário, entendido como o espectador ideal, oportunizando a duplicação da ficção mediante a criação de níveis narrativos metaficcionais e, por extensão, reforçando o sentido de cumplicidade com a audiência. Do ponto de vista empírico, a análise da quebra da quarta parede é feita a partir do estudo da minissérie House of Cards, marcada pela estrutura narrativa em que o narrador dialoga em um nível com os personagens da diegese e em outro nível distinto com o narratário, lhe confidenciando informações exclusivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Piccinin, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Comunicação Social.Professora e Pesquisadora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Mestrado em Letras (UNISC). fabi@unisc.br

 

Gabriel Steindorff, Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul

Professor e Pesquisador do Departamento de Comunicação Social - Unisc. Mestre em Letras.Integrante do grupo de pesquisa GENALIM (Grupo de Estudos sobre narrativas literárias e midiáticas)

Downloads

Publicado

17-06-2017

Como Citar

Piccinin, F., & Steindorff, G. (2017). O NARRATÁRIO COMO CONFIDENTE: METAFICÇÃO E QUEBRA DA QUARTA PAREDE EM "HOUSE OF CARDS". Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 11(1), 148–160. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p148-160

Edição

Seção

Artigos