O NARRATÁRIO COMO CONFIDENTE: METAFICÇÃO E QUEBRA DA QUARTA PAREDE EM "HOUSE OF CARDS"
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p148-160Palavras-chave:
quarta parede, metaficção, House of Cards, níveis diegéticosResumo
A partir da teoria da narrativa, o artigo discute a mudança de relação entre o narrador intradiegético e seu espectador ideal, o narratário. Propõe esta reflexão por meio da reflexão sobre a quebra “quarta parede” que, cria um novo nível narrativo mediante o rompimento com um esquema clássico de narrativa oriundo do teatro e adaptado para o cinema e a Tv. Neste nível, o narrador intradiegético entrega informações exclusivas ao narratário, entendido como o espectador ideal, oportunizando a duplicação da ficção mediante a criação de níveis narrativos metaficcionais e, por extensão, reforçando o sentido de cumplicidade com a audiência. Do ponto de vista empírico, a análise da quebra da quarta parede é feita a partir do estudo da minissérie House of Cards, marcada pela estrutura narrativa em que o narrador dialoga em um nível com os personagens da diegese e em outro nível distinto com o narratário, lhe confidenciando informações exclusivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para esta Revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, visando manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.